Páginas

sábado, 16 de outubro de 2010

Determinismo


Hoje acordei com uma vontade absurda de dizer aquilo que penso...
Coisas em que eu acredito e nem sempre tenho a oportunidade de grita-las mundo afora.
Enquanto caminhava pela manha me questionava sobre o meu sentimento de aversão ao determinismo...
como quinta-feira durante uma aula, numa dessas minhas conversas insanas, uma pessoa me disse que temos que procurar conhecer aquilo sobre o qual vamos falar eis ai o que eu encontrei:
De acordo com o dicionario determinismo é o princípio segundo o qual todo fato tem uma causa e, nas mesmas condições, as mesmas causas produzem os mesmos fatos, o que implica a existência de leis específicas que regem fatos e causas.
Bom devo dizer que isso nao mudou em nada meu sentimento de aversão, apesar da logica por tras de tal filosofia me recuso a ver as coisas dessa forma, ainda mais depois que percebi que a maioria das pessoas utilizam-se de tal como justificativa para suas atitudes aleatorias.
Eu não acredito que as situações que voce viveu determine quem você seja... e tomo como prova o fato de que duas pessoas podem ter os mesmo pais, e passarem pelas mesmas situações e mesmo assim serem completamente diferentes...
Acho que isso é uma questão de maturidade, de visão de mundo e de livre arbitrio, e nada mais...
Veja bem não digo que o que você viveu nao importa... só digo que não é o determinante pra que você seja quem você é... Tudo isso é uma questão de escolha, de força de vontade...
okokok... Posso gritar tudo isso, posso me irritar pelo determinismo de cada um que me cerca, posso odiar essa visão limitada de quem aceita tudo porque foi assim que aprendeu... posso ser assim...
Na verdade acho mesmo que por ser assim (afinal a gente so enxerga no outro o defeito que possui) sei que apesar de tudo nada irá mudar, porque as mudanças são feitas de dentro pra fora, e a gente não quer isso... é comodo o tal do determinismo...
Mas espero que cada um de nós possamos lutar com essa "realidade" que tanto nos impede de crescer e sermos melhores

                                                                                     com carinho
                                                                                                      Fabi

Um comentário: